quarta-feira, 5 de setembro de 2007

De Fé...

Poucas coisas são tão importantes na história da evolução humana quanto a Fé o Sexo.
Não necessariamente nesta ordem. A humanidade é movida basicamente pela Fé e por sexo, e como o título insinua, o assunto hoje é a Fé, e de sexo falaremos outro dia.
Desde os tempos mais primitivos o homem sempre trouxe consigo a Fé enraizada dentro de si, seja pela crença ao sol, à lua, ou por alguma divindade.
Segundo o dicionário: "Fé é o mesmo que acreditar ou confiar , geralmente por questões emocionais; por algum motivo geral ou pessoal, por alguma razão específica ou mesmo sem razão bem definida, sem evidências físicas"
É a esperança em algo, é um bem estar que torna a vida menos penosa, mais amena.
Para os católicos a fé está na Santa Trindade, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Essa religião surgiu há pouco mais de dois mil anos, com a construção da primeira Igreja Católica Apostólica Romana, erguida por Pedro, discípulo direto de Jesus.
É uma religião rica em cerimônias e rituais e também adoram imagens (apesar de negarem esse fato). São vários santos, e os católicos botam a maior fé neles. Tem santo "das causas impossíves", "dos endividados", "do bom parto", e até o "casamenteiro". Na verdade há um santo para cada dia do ano (e olha que são 365 dias!).
A religião católica é bem excêntrica se for seguida a risca, o que acontece é que as pessoas se acostumaram com os ensinamentos pregados, e apesar de não seguirem os seus mandamentos se dizem católicas mesmo assim.
É importante nos dias atuais, pois depois da vinda de Cristo à Terra, os anos, os séculos, passaram a ser catalogados com a.C e d.C (antes de Cristo e depois de Cristo).
O catolicismo cobra o dízimo (10% de sua renda deve ser entregue para a Igreja, 10%!), a confissão (feita aos padres, como meio de obter a salvação dos pecados), é proibido o uso de qualquer método anticoncepcional (...), os padres devem guardar a castidade (esse dado tem origens históricas, a Igreja temia perder suas riquezas se os padres se casassem, e isso permance até os dias atuais), e ainda outras questões que Dan Bronw descreveu tão brilhantemente, e eu não atreveria nem mencionar.
Deixando de lado o catolicismo, exite uma religião, que prefere ser chamada de doutrina, a Doutrina Espírita.
Para os espíritas, a fé é capaz de curar. Não adoram imagens, mas são igualmente devotos e seguidores da doutrina lançada por Allan Kardec, um pedagogo e escritor francês que nasceu em 1804. Kardec "adaptou" a Bíblia e publicou o Evangelho segundo o Espiritismo em 1864, antes disso Kardec já havia publicado várias obras literárias com temas espíritas ou não.
Para os espíritas a Fé está intrínseca ao homem, e a Lei de Ação e Reação redige a história de cada um. O homem possui livre arbítrio para agir como bem entender assumindo o risco das consequências de seus atos.
Acreditam também na Reencarnação do espírito, ou seja, que a vida na Terra lhe é permitida quantas vezes for preciso para resgatar o espírito. Cada encarnação tem a intenção de aprimorar o espírito. A Terra é um mundo de provas e expiações, e a cada encarnação o espírito tem a chance de se tornar mais puro, até chegar a ser um espírito de luz.
Acreditam ainda que fora da caridade não há salvação. São simples e sem muitos cerimoniais, apesar de possuirem alguns rituais como de descarrego, possessão e troca de fluidos.
Além de católicos e espíritas, existem os Evangélicos. Fração religiosa que mais crescre no Brasil (para desgosto da cúpula católica). A fé destes "irmãos" controem templos enormes para suas exortações de fé.
É interessante que apesar do Evangelho ser o mesmo, cada religião interpreta da forma que lhe convém. A religião evangélica é a mais inocente e descomplicada delas (daí o dascínio das massas e o enorme crescimento). Com o slogan "ora, que melhora", arrasta multidões.
Eles acreditam realmente que o homem veio de Adão e Eva, sendo que Adão foi feito de barro, pelas mãos de Deus, que com um sopro lhe deu a vida. Da costela de Adão fei-se Eva (provando mais uma vez que a mulher é a forma aperfeiçoada do homem...rsrs). E a fantasia continua com Arca de Noé e demais parábolas da Bíblia, até findar no Apocalipse, com os gafanhotos e trombetas...
Além das religiões que tem a fé amparada na história de Cristo, existem várias outras que não consideram a vinda de Jesus como um messias, e se amparam em outros fundamentos.
Há o budismo, que prega um caminho de libertação e salvação mais individualizado, surgiu muitos século antes de Cristo. Hoje em dia, a maior concentração de seguidores budistas localiza-se na região do leste asiático.
Se a religião Evangélica é a que mais cresce no Brasil, O Islamismo é a que mais cresce no mundo.
A origem do Islamismo remonta ao século VII d. C. com as revelações de Alá ao profeta Maomé. A religião reconhece Alá como seu único deus, assim como reconhece em Maomé o legítimo profeta de seu deus. Os textos sagrados islâmicos estão descritos em o Alcorão, o Hadith e o Sunnah.
As práticas religiosas são fundamentais, rezam 5 vezes por dia voltados à Meca, devem prestar ajuda aos necessitados, na data do Ramadan fazem jejum ao amanhecer e ao entardecer, e a mais interessante e que arrasta multidões, é que pelo menos uma vez na vida devem fazer a peregrinação rumo à Meca, simbolizando a própria peregrinação de Maomé à esta cidade.
Outra religião muito antiga, e que surgiu 2000 anos a.C, e permanece até os dias atuais, é o Judaísmo. Os judaicos acreditam que um Messias surgirá em busca da redenção da espécie humana. A fé judaica concentra-se em um único Deus, que haveria criado o homem à sua própria imagem e semelhança. Abraão, considerado o pai do povo judeu, estabeleceu um pacto com Deus. Moisés é considerado pelos judeus como um profeta superior a todos os demais, tratando-se ainda de um símbolo de libertação e independência pátria.
Há ainda muitas outras religiões, Hinduísmo, Taoísmo.... e até os que não acreditam em Deus algum, ou em qualquer outra entidade divina, são os ateus, mas tudo isso é mera nomenclatura, pois não se prova a existência de Deus com a evidência própria do método científico, porém está ao alcance do homem encontrar essa prova de modo particular, nos milagres... e eles acontecem todos os dias, basta você enxergar!

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa Amore!!! Texto muito complexo para o horário!!!! Entendi nada não, me explica no Bar hoje?!! rsss Beijão e Continue!! Te amo!